Project Description

Lobo e a agência 22squared se juntaram para criar um curta-metragem com um ponto de partida ousado: falar francamente sobre o passado do cliente para realçar o poder da mudança por uma boa causa. Há duas décadas a Interface, empresa líder no ramo de carpetes, começou a modificar suas práticas poluentes. Em 2006 anunciou o objetivo de se tornar uma empresa de impacto ambiental zero até 2020. Apesar de reconhecida e premiada por diversas instituições especializadas, a história da Interface permanece desconhecida do grande público – até agora.

Nossa missão foi dramatizar o que a princípio seria uma longa lista de conquistas em tecnologia de fabricação. O que realmente importa para o mundo em geral é a mensagem humanista subjacente: Somos capazes de mudar definitivamente quando reconhecemos nossos erros passados e fazemos um genuíno esforço de transformação.

A empresa é personificada pelo personagem principal do filme: Um monstro gigantesco que se mantém alheio aos danos que provoca devido a uma densa camada de nuvens poluídas – produzidas por ele próprio – que bloqueiam sua visão. Enquanto isso, uma garotinha vivendo na terra degradada abaixo sonha em ver o céu azul ao menos uma vez em sua vida. A única maneira dela chegar além das nuvens é escalando o próprio monstro, como João em seu pé de feijão. Esse plano ousado leva os dois personagens a um encontro inesperado que despertará a consciência de Interface.

A partir da ideia inicial do “monstro que não sabia que era um monstro”, criada pela 22squared, Lobo desenvolveu o roteiro e definiu o estilo visual, inspirando-se em desenhos animados japoneses e ilustrações e design modernistas da metade do século XX.

Créditos

Director: Guilherme Marcondes
Global Head of Production: Loic François Marie Dubois
Producer: Aron Matschulat Aguiar
Team Coordinator: Michelle Vinotti
Concept Artists: Antonio Soares Neto, Isabela Littger, Felipe Jornada, Marcelo Souto Virches, Romulo de Oliveira
Storyboard Artist: Antonio Soares Neto
CG Director: Olavo Chagas
Render/Lighting: Henrique Dan
Texture Artists: Isabela Littger, Naiara Lima, Wilson Panassi, Henrique Dan, Olavo Chagas
Modelling: Danilo Gerard, Marcel Nilo, Bruno Saber, Marcos Smirkoff, Rafael Segnini, Rodrigo Paulicchi, Olavo Chagas
Previs: Olavo Chagas

Rigging Previs: Viviane Adade, Joaquim Nazario
2D Animation: Paulo Passaro, Cauê Mendes
Composition: Eduardo Lima, Renato Carone, Saulo Silva
Simulation: Rogerio Miyagi, Fernando Magalhães, Edivaldo Silva
R&D: Giovanni Meneghel, Cláudia Fujiwara
Tech Support: Thiago Herrero, Cadu Penacchin, Weslley Oliveira

DETUCO Crew
Executive Producer: Maximo Araujo
Producer: Valentín Alén
Rigging: Nicolas Rossi, Flavio Bianchi
3D Animation: Claudio Langsam, Carlos Marquez, Rodrigo Reinoso
Simulation: Mariano De Apellaniz, Nicolas Sparnocchia
Matte Painting: Fernando Sawa