O Evangelho segundo Mateus

Antes de ver O Evangelho Segundo Mateus é uma daquelas obras que merecia um post com outros filmes sobre a vida de Jesus, comparando-os e analisando-os juntos ao redor do tema central. Porém, depois de vê-lo, não achei que fosse o caso.

O filme é de uma simplicidade invejável – aquela que só poucos conseguem alcançar. Não é simples porque a história é simples… Pasolini conta a história de Jesus através de um olho inocente. Ao ver o filme tive a sensação de que parecia que o diretor estava naquele momento lendo as escrituras e imaginando-a para nós. Não sei se vocês já leram o Evangelho segundo Mateus mas não é obra fácil de adaptação. Conseguir plasmar essa obra em um filme é tarefa árdua! Imagino que isso na verdade é o oposto do que pensam a maioria. Isso pode ser verdadeiro quando não há espaço para o texto do evangelho e os cineastas ficam com a caricatura do enredo – aquela que contam para crianças na escola dominical. Mas aqui, acredito, não é o caso.

O filme conta com as parábolas e os sermões. Apenas usando a ferramenta mais básica do cinema – a montagem – Pasolini consegue nos dar os milagres de Jesus e com repetições de planos, aglutinar os sermões em minutos. Daí a simplicidade da direção – porém complexa.

Nosso Jesus aqui é um homem com uma missão. Nos dá seus sermões e nos conta parabolas com um tom seco e suave ao mesmo tempo, de quem tem uma firmeza interior inquebrantável. Apesar do rosto gentil, ele não demonstra muita compaixão ou bondade exacerbada. É impassível. É o Jesus que, segundo o próprio evangelho, não traz a paz e sim a espada. Pessoalmente, é bem parecida com a imagem que tenho de Jesus hoje em dia. Aliás, o ator escolhido é muito parecido aos ícones russos – julgo eu uma das melhores decisões do filme.

Christ Raised Border

Esse pequeno texto é mais um breve comentário que qualquer outra coisa. Só quis colocar esse filme aqui pois ele vale a pena ser visto: apesar da familiaridade do tema, fui transportado para outra época, outra lógica, outra estética, outro mundo.

Il_Vangelo_Secondo_Matteo1964c1

2017-09-08T19:06:33+00:00

Leave A Comment